Inútil, Fútil...mas cultura!!!
Fútil, inútil, bastarda, desnecessária...Muitas palavras poderiam resumir uma visão simplificada do assunto de hoje mas estou aqui pra expandir horizontes. Se alguém já pensou nisso, existe uma cultura de mass que define épocas e gerações, que dita e examina as tendências, que avalia os pensamentos de uma infinidade de pessoas...A CULTURA POP. Antes de mais nada vale a pena dizer que esse post surgiu da necessidade de não falar algo incrivelmente mirabolante, algo subjetivo que falaria sobre uma lição que aprendi essa semana, mas não tô muito afim de escrever de mim hoje. Se bem que quem me conhece sabe que gosto dessa coisa de cultura POP. Vale antes de mais nada, dizer que nem sempre o POP é pop, não tô dizendo que o que pode ser considerado pop pertence a essa categoria. POP vem de popular, que vem de povo, então podemos ver que pop é tudo aquilo que tem a ver com a visão coletiva do povo. A cultura POP é uma matéria que estuda os fenômenos da opinião do povão(sim, cultura pop é uma matéria, de faculdade, pelo menos lá fora). Tem todo um lance de psicologia que pode ser entrelaçado, como o caso das falsas feias(exemplo típico das comédias românticas), que exemplificam nosso desejo de nos transformarmos em algo melhor. A cultura POP é baseada nas referências e se tem algo que rola nesse blog, são referências, falar de The OC, Beck, Dawson's, citar Carrie a estranha falando de Sex and the city...tudo isso é citação. Vamos ver exemplos clássicos da cultura POP.
Pensem em quantos exemplos nós temos na vida: Juba e Lula, Pogobol, Chaves, Lua de cristal, Pamela Anderson, Versace, Madonna, Guns, Nirvana, Street fighter, Playstation...baboseiras? Não elementos da cultura POP, ou vai dizer que vc não conhece pelo menos 90% desses exemplos bobinhos? A verdade é que sou memso chegado nessas coisas, de saber nomes, histórias, referências, ligar uma coisa a outra...e a cultura POP cabe pra mim perfeitamente. Muita gente deve estar pensando que esse é um post fútil e sem utilidade, mas convnhamos que fazemos muitas coisas futeís e inúteis no cotidiano, sabemos coisas desnecessárias, mas sabemos. Isso é o que acontece no meu caso, se vier me falar de alguma coisa que eu não sei, eu vou lá e me esforço pra conhecer(como fiz com The OC), sou um farejador de tendências POPs. Ainda tenho esse lado Indie e alternativo mas isso não tem a ver com cultura POP e sim com cultura de massa(coisas bem diferentes...). Fim do post, vou dormir depois de receber uma enxurrada de novas coisas POPs na semana, vi Meninas Malvadas e Legalmente loira 2, fui na bienal, vi a Dercy(e eu achando que não existia nada mais enrugado que maracujá...), vi uns quadros do louvre, fui tentar entender o código da Vinci sem ler, fui dar uma olhada ao meu redor e vi tudo mais POP. Convenhamos que esse não está o melhor dos posts mas nessa hora, tudo o que não quero fazer é enrolar voc~es numa lenga lenga de auto conhecimento. Isso me lembra uma conversa que tive, quando as coisas estavam ficando meio pesadamente subjetivas foi preciso mudar de foco e ser um pouco superficial, um pouco POP. OLhem aio seu redor e vejam´só como temos referências nos dias de hoje, tentem dar uma olhada no maravilhoso almanaque dos anos 80(maravilhosos mesmo, bom de lembrar), tentem descobrir as pessoas que todos conhecem, tentem descobrir uns segredinhos de porque algo faz sucesso, tente desvendar os fenomenos da cultura POP. Tchau gente, um beijo, comentem(se vieram mesmo aqui...) e vejo os em breve.
1 Comments:
Oi,Vitinho,tudo bem?Quanto tempo ne?É q eu tive uma semana cheia de aventuras.Bem vou comecar por Juiz de Fora.Viagei como sempre pra Juiz de Fora a cai da escada e acabei deslocado o ombro,ou seja,fiquei uma semana usado tipoia(o medico colocou no lugar o ombro).Depois segunda dia 23/05 fui assaltada no onibus 355 e levaram o meu celular,mas somente o meu celular.Depois terca-feira estava indo pro medico no HCE eu,minha mae,meu irmao,minha cunhada de carro.Eu tava falando com o Raoni no celular quase deitada no carro e estavamos todos felizes quando derepende nada mais q derepende o carro do meu irmao entrou embaixo do onibus q estava parado.Resultado quase q a Linda morre,eu fiquei toda machucada pq cai no chao do carro(machuquei o joelho,a canela,o pe e cortei a boca),a Linda cortou um pouco a boca e ta om as costas doendo,meu irmao Gracas a Deus nao sofrei nada e minha mae machucou o cotovelo.O carro do meu rimao acabou.E por fim ontem a tapa da caixa de agua do vizinho voou no nosso telhado e destruiu 28 telhas e um enorme vazamento no meu quarto e na cozinha.Foi so isso,mas agora ja passou.To com saudade de vc.Ah!depois de ficar um mes sem ve o Raoni ele vem hoje me ve.beijos Bia
10:46 AM
Post a Comment
<< Home